Fundos de investimentos: O que determina o desempenho deles e como aproveitar.
27/01/2022

Investimentos em fundos são uma maneira fácil de entrar no mercado financeiro.

Fundos de investimentos são uma forma de investir coletiva que lembra o funcionamento de um edifício. Os cotistas seriam os moradores que pagam uma parcela do condomínio para, juntos, formarem o todo e poder usufruir dos benefícios do prédio, ou seja, do fundo. Para completar, esse lugar precisaria ser administrado por alguém: um síndico, que seria o equivalente a uma gestora de recursos

 

Fundos de investimentos: O que determina o desempenho deles e como aproveitar.Para escolher entre diversos tipos de fundos de investimentos, é preciso entender qual é o seu objetivo é ter uma meta para sua empresa alcançar. Dessa forma, além de alinhar suas expectativas, a decisão pode ser feita de maneira mais assertiva.

 

Definido esse propósito, é necessário entender se o fundo está sendo rentável e trabalhar constantemente para entender as variações do mercado, especialmente nas taxas de juros e inflação, e como transformar isso a seu favor. Gestoras de investimentos como a CB Partners, por exemplo, auxiliam perfeitamente nesse quesito, já que têm um conhecimento extenso de mercado e podem ajustar os fundos às necessidades da sua empresa.

 

Quais são os fatores que indicam o desempenho?

Quando falamos do desempenho de fundos de investimentos, podemos citar valores gerais ou individuais. Existem estudos importantes que nos mostram, por exemplo, como as aplicações em títulos do Tesouro Direto tiveram maior rentabilidade que o Tesouro Selic de 2018 a 2020, mas é possível ficar atento(a) a dois fatores principais para avaliar como a sua carteira está indo. 

 

  1. Índice Sharpe

Este parâmetro é o mais utilizado para identificar o desempenho individual de um fundo de investimento. A ideia é relacionar o ganho acima do rendimento de uma aplicação conservadora. No Brasil, usamos o CDI como padrão para esse comparativo por ter menor risco.

 

Isso significa que se renderem mais que o CDI terão um índice Sharpe positivo. No estudo feito pela revista Valor, comparando ativos de 2018 a 2020, podemos ver que 99% dos fundos de ações e 75% da categoria multimercado tiveram bom resultado no indicativo. 

 

No entanto, se imaginarmos que um fundo de investimento com maior sucesso significa que o rendimento extra além do CDI teria, no mínimo, 50% acima do risco assumido, apenas um terço dos ativos de ações e multimercados teriam um índice Sharpe melhor. Isso mostra que nem todo retorno compensa o perigo assumido e, muitas vezes, é preciso outros dados para entender, de fato, a rentabilidade de um fundo. 

  1. Perda máximo do período

Outro fator, então, importante para avaliar o desempenho é identificar que, muitas vezes, é preciso administrar as perdas momentâneas e quando conseguirá reaver aquele patrimônio. Um exemplo extremo poderia ser o bitcoin, que chegou a cair mais de 70% entre janeiro de 2018 e janeiro de 2019, e só conseguiu recuperar esse investimento em outubro de 2020. 

 

Por isso, é indispensável saber qual é o perfil de investidor da sua empresa, quanto de risco está disposto a correr, por quanto tempo e como irá distribuir esse patrimônio. É assim que um bom gestor de fundos consegue manejar riscos para evitar liquidações e assim trazer o melhor resultado nos piores momentos. 

 

Quem pode ajudar com isso? Gestoras de investimentos.

Uma gestora de fundos pode ser uma excelente forma de entender como cada um desses fatores de fato vai afetar o desempenho da sua empresa, correlacionando dados e entendendo o que pode ser relevante ou não. 

 

A CB Partners, por exemplo, faz parte de um grupo de mais de 25 anos de mercado e tem o conhecimento necessário para ser uma ótima síndica para seu condomínio de fundos de investimentos. Com uma parceira assim ao lado da sua empresa, é possível alcançar o potencial das suas aplicações e diversificar ativos, para não depender apenas de uma única opção e ter diferentes prazos, riscos e rentabilidades.

 

Cada desempenho depende de muitos fatores, mas isso não significa que uma empresa, independente do tamanho, não consiga aproveitar esses índices a seu favor. Caso queira saber mais sobre fundos de investimentos e outros termos no mundo das finanças, acompanhe nosso Facebook e Linkedin.

Atenção!

 

O nome da CB Partners está sendo usado de forma inapropriada na aplicação de golpes
através de ofertas enganosas de empréstimos pessoais.
Estamos recebendo relatos de fraudes praticadas principalmente através de contas falsas
do WhatsApp.

 

Reiteramos que não realizamos empréstimos para pessoas físicas e nem cobramos
taxas prévias a qualquer negociação.

 

Em casos suspeitos favor entrar em contato com a CB Partners através do e-mail:
juridico@creditbr.com.br ou pelo telefone (11) 5054-5400.

 

Esteja alerta e conte com a nossa equipe!