Gestor de investimentos: conheça o profissional que vai ajudar com suas aplicações
01/02/2022

Gestor de investimentos será seu maior parceiro para entender o mercado financeiro.

Gestor de investimentos: conheça o profissional que vai ajudar com suas aplicaçõesVocê decidiu entrar no mundo das finanças, fazer render o patrimônio da sua empresa e até decidiu que quer contratar uma gestora de recursos, mas não sabe muito bem qual é o papel do gestor de investimentos nessa jornada? Este artigo é para você. 

 

Esse profissional é um dos mais importantes no mercado financeiro, pois será ele que irá liderar a equipe de especialistas que vai cuidar do seu dinheiro ao contratar uma gestora de investimentos, sendo assim, quem tem grande responsabilidade em seu sucesso financeiro.

 

O que é um gestor de investimentos?

Um gestor de investimentos, então, é um profissional altamente qualificado, com diversas certificações que asseguram essa aptidão, responsável por atuar na gestão de fundos ou então gerir os ativos particulares de um cliente. Pode-se dizer que ele se divide, assim, em dois segmentos:

  • Gestor de fundos de investimento

É o gestor de fundos que escolherá os ativos que irão compor a carteira de investimento, devendo ser alguém especializado nessa tarefa. O profissional deve reconhecer as oportunidades do mercado e entender o melhor momento de tirar ou acrescentar alguma aplicação nova ao conjunto.

 

A rentabilidade para os cotistas que fazem parte do investimento irá depender do gestor de fundos e seu pagamento poderá ser feito por meio de uma taxa de administração ou porcentagem de performance.

  • Asset Manager pessoal

O trabalho do asset manager, ou gestor de ativos, é parecido com o gestor de fundos, porém, ao invés de cuidar de uma carteira de aplicações de diversos cotistas, ele foca em clientes que não querem comprar cotas e sim ter um portfólio de investimentos feito exclusivamente para ele.

 

Esse serviço costuma ser mais caro, mas, para quem tem um grande patrimônio, pode ser uma ótima opção. Afinal, a carteira de ativos será completamente personalizada e focada nas necessidades do cliente, tornando o trabalho do gestor de investimentos e o investidor ainda mais próximo.

Como escolher um bom gestor de investimentos?

Como dito anteriormente, um gestor de fundos ou ativos é um profissional que requer experiência e certificações, por isso uma das formas de avaliar é descobrir quais certificados ele possui e quanto tempo ele tem de mercado.

 

Para trabalhar como gestor de investimentos é crucial que seja credenciado na CVM (Comissão de Valores Mobiliários), além de ser habilitado na Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais). Dentro de cada uma há certificados específicos como a CGA (gestão de recursos de terceiros) e CFP (planejamento financeiro de terceiros internacional).

 

Além disso, gestoras de investimentos que têm um longo tempo no mercado, tendem a ser valorizadas por sua resiliência e habilidade em manter os fundos de seus clientes por tanto tempo. Empresas como a CB Partners, que faz parte de um grupo de 25 anos, estão sempre atentas ao mercado e transformam as flutuações em rentabilidade.

 

É sempre importante que o gestor de investimentos esteja em contato com o cliente, mantendo-o atualizado com certa frequência sobre as mudanças no mercado e refinando estratégias, mesmo que fique à frente das operações diárias. Um bom gestor é ser um bom parceiro.

 

Caso queira saber mais sobre o mundo dos investimentos, acompanhe nossas postagens no Facebook e Linkedin.

 

Atenção!

 

O nome da CB Partners está sendo usado de forma inapropriada na aplicação de golpes
através de ofertas enganosas de empréstimos pessoais.
Estamos recebendo relatos de fraudes praticadas principalmente através de contas falsas
do WhatsApp.

 

Reiteramos que não realizamos empréstimos para pessoas físicas e nem cobramos
taxas prévias a qualquer negociação.

 

Em casos suspeitos favor entrar em contato com a CB Partners através do e-mail:
juridico@creditbr.com.br ou pelo telefone (11) 5054-5400.

 

Esteja alerta e conte com a nossa equipe!