Investimentos em renda fixa para 2022: Saiba em quais apostar!
28/12/2021

Investimentos em renda fixa são uma ótima solução para continuar investindo no cenário atual.

Com a inflação prevista em 8,35% para o final de 2021 e a elevação de taxas de juros, o poder aquisitivo caiu 6% de junho de 2020 para o mesmo período em 2021 (pesquisa da Economatica) e deixa claro que manter dinheiro parado na conta não é uma opção. Assim, investimentos tendem a ser uma solução necessária, mas como saber qual escolher?

 

Investimentos em renda fixa para 2022: Saiba em quais apostar!Em momentos de crise econômica é importante fazer escolhas mais seguras, mas que tenham rentabilidade suficiente para equilibrar esse poder aquisitivo perdido e ainda lucrar de alguma forma.

A principal forma de fugir das altas nos preços é investir em ativos que se beneficiem desse aumento dos juros.

 

Por isso, apesar dos dados preocupantes, 2022 está cheio de opções que vão ajudar as empresas a terem rentabilidade com a renda fixa. Separamos as 4 melhores, confira!

Tesouro Selic

Como o nome diz, esse tipo de investimento renda fixa possui rendimento atrelado à Taxa Selic, o dado padrão de juros no Brasil. O que significa que, se ela está alta, apesar do lado negativo que isso traz para certos aspectos do mercado, o Tesouro irá se beneficiar do fato e render bem.

 

Por ser um título público, é ditado pelas decisões do Banco Central de aumento ou redução de juros. Se os investidores passam a exigir um retorno financeiro maior para emprestar recursos ao governo por causa do aumento do risco político, a instituição precisa elevar a Taxa Selic, por exemplo. 

Tesouro IPCA

Outro título de investimento que deve crescer em 2022 é o Tesouro IPCA, atrelado ao índice oficial de inflação do Brasil, também chamado de Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo. 

 

Com a inflação alta, escolher nesse tipo de aplicação significa que o investidor terá um retorno real e poderá conservar o valor do seu dinheiro; e uma grande vantagem é que o Tesouro IPCA permite que saiba exatamente quando será o rendimento até a data de vencimento. Por exemplo:

 

Tesouro IPCA + 5,14% 2026: pagará 5,14% de rendimento real até 2026;

Tesouro IPCA + 5,26% 2035: pagará 5,26% de rendimento real até 2035.

 

No entanto, é importante lembrar que, apesar de saber quanto esse investimento renda fixa terá de rendimento, não significa que ele será constante no meio do tempo até o período de vencer.

CDBs

Os Certificados de Depósitos Bancários, ou CDBs, são emitidos por instituições financeiras e são ótimas opções para 2022. Eles tendem a ter mais riscos que os títulos do governo, principalmente por não poderem imprimir dinheiro ou aumentar impostos quando não tiverem dinheiro. No entanto, a vantagem é que esses investimentos obtêm rendimentos maiores.

 

Ao investir em CDBs, está emprestando dinheiro para instituições financeiras que, por sua vez, concedem crédito para pessoas físicas e jurídicas, e assim repassam de volta a quem comprou os ativos uma parte dos juros obtidos nas transações. 

LCI e LCA

Outras ótimas opções de investimento renda fixa são Letras de Crédito Imobiliário (LCI) e Letras de Crédito do Agronegócio (LCA). Usando a mesma lógica dos CDBs, os investidores estão lidando com instituições financeiras, mas estas repassam créditos de empresas do ramo imobiliário e do agronegócio.

 

Eles também costumam oferecer riscos mais elevados com taxas de rendimento mais altas, com uma grande vantagem: não existe cobrança de imposto, o que significa que o investidor não pagará Imposto de Renda sob o valor que obter dessas duas classes de título.

Dica extra: invista em uma gestora de recursos

Independente do investimento renda fixa que escolher, é importante lembrar que esse mundo das finanças tem suas peculiaridades e que contratar uma gestora de fundos como a CB Partners pode transformar uma simples rentabilidade em uma estratégia financeira que fará sua empresa atingir o potencial máximo de patrimônio.

 

Se quiser saber o que uma gestora de investimentos pode fazer por um negócio, leia outros artigos e acompanhe nossas dicas no Facebook e Linkedin.

Atenção!

 

O nome da CB Partners está sendo usado de forma inapropriada na aplicação de golpes
através de ofertas enganosas de empréstimos pessoais.
Estamos recebendo relatos de fraudes praticadas principalmente através de contas falsas
do WhatsApp.

 

Reiteramos que não realizamos empréstimos para pessoas físicas e nem cobramos
taxas prévias a qualquer negociação.

 

Em casos suspeitos favor entrar em contato com a CB Partners através do e-mail:
juridico@creditbr.com.br ou pelo telefone (11) 5054-5400.

 

Esteja alerta e conte com a nossa equipe!