Investimentos em um cenário instável: Onde estão as boas oportunidades?
20/01/2022

Investimentos podem ser a chance da sua empresa crescer até mesmo na crise. 

Investimentos em um cenário instável: Onde estão as boas oportunidades?O frágil panorama do mercado brasileiro tem preocupado quem quer investir. Com a taxa de juros estável de 10 anos indo de 7% para 11-12%, a inflação de 2022 esperada para 4-5% e o PIB com previsão de cair de 2,5% para 1-2% (Consenso Bloomberg), a situação dos investimentos parece problemática. 

 

No entanto, existem formas de olhar para a situação como uma oportunidade e basta apenas encontrar o investimento ideal para o momento certo. Tudo depende de como e onde investir, afinal, se uma empresa de plástico, por exemplo, tem ações na Bolsa de Valores e tem vendido muito bem durante a pandemia, seus acionistas também terão lucro. Em toda crise, sempre existirá pontos de oportunidade que podem ser aproveitados, só resta encontrá-los.

Reveja seus investimentos

Pode-se imaginar que existem diversas formas de abordar a crise, uma delas é entender os tipos de aplicações possíveis no mercado, que se dividem especialmente em dois grandes grupos: investimentos renda fixa e variável.

 

Renda Fixa

O investimento renda fixa tende a ser importante para reservas de emergência e rentabilidade com baixo risco, em que a Selic faz toda a diferença. Se essa taxa sobe, aumentam os juros, mas também significa que, quem investe em aplicações pós-fixadas como Tesouro Selic e CBD, saem ganhando. 

 

Renda variável

No entanto, se sua empresa tem dinheiro suficiente para se sustentar, a renda variável pode ser uma ótima opção a longo prazo, em que seu dinheiro estará seguro com uma boa rentabilidade enquanto os piores momentos da crise acontecem. É um processo que exige, muitas vezes, paciência para esperar que um mercado em baixa possa melhorar em breve. 

 

Extra: Fundos de investimento

Apesar de incluir investimentos em rendainvestimentos renda fixa ou variável, fundos podem ser uma boa forma de escolher entre essas duas opções ou até mesmo mesclá-las em outra estrutura. Fundos são aplicações feitas em conjunto, em geral administrados por uma gestora de recursos. Os ganhos, assim, são divididos entre os acionistas na proporção do valor depositado por cada um e são uma boa oportunidade de investir em opções que não conseguiriam individualmente. 

 

Como escolher a melhor opção de investimento?

Entenda objetivos e necessidades

Em primeiro lugar, é importante avaliar quais são seus objetivos com o investimento. A empresa gostaria de criar uma reserva de emergência? Então a renda fixa pode ser interessante. Prefere estipular uma porcentagem de ganho? Ótimo, escolha investir em fundos que façam você alcançar essa meta. 

 

É importante ter em mente onde quer chegar para evitar frustração e ter uma boa base de prazos e rendimentos realísticos. 

 

Diversifique 

Seja em um fundo de investimento ou não, a melhor opção é sempre escolher diversos tipos de ativos para evitar que o dinheiro da empresa fique ligado a apenas um mercado ou preso quando mais precisar. 

 

Já imaginou se todo o seu patrimônio estivesse aplicado em fundos de ações de uma única empresa e ela falisse? Você perderia tudo sem ter chance de se recuperar. Ao diversificar, escolhendo investimentos renda fixa e variável, por exemplo, é possível ter rotas de fuga e formas mais interessantes de ganhos.

 

Contrate uma gestora de investimentos

Muitas vezes a melhor opção é encontrar outras empresas que irão ajudá-lo(a) a se destacar e que tenham um bom histórico de gestão e governança de investimentos. A CB Partners é uma gestora de fundos que faz parte de um grupo de mais de 25 anos e tem experiência nas inconstâncias do mercado financeiro o suficiente para ajudar empresas a conseguirem resultados positivos mesmo na crise, de acordo com suas necessidades. 

 

Definir um planejamento conciso e escolher de que forma poderá chegar lá é crucial para poder encontrar as boas oportunidades, independente do cenário instável ou não. Cabe a cada empresário(a) avaliar suas prioridades e entender o que pode ajudá-lo(a) nesse momento.

 

Caso queira entender como escolher uma gestora de investimento ou como funciona o mundo das finanças, acompanhe nosso blog, Facebook e Linkedin.

 

Atenção!

 

O nome da CB Partners está sendo usado de forma inapropriada na aplicação de golpes
através de ofertas enganosas de empréstimos pessoais.
Estamos recebendo relatos de fraudes praticadas principalmente através de contas falsas
do WhatsApp.

 

Reiteramos que não realizamos empréstimos para pessoas físicas e nem cobramos
taxas prévias a qualquer negociação.

 

Em casos suspeitos favor entrar em contato com a CB Partners através do e-mail:
juridico@creditbr.com.br ou pelo telefone (11) 5054-5400.

 

Esteja alerta e conte com a nossa equipe!