Investimentos para empresários: Entenda a importância e como começar
09/12/2021

Toda empresa precisa comprar matéria-prima, inovar em maquinários, contratar colaboradores extras, desenvolver novos produtos, entre outros, para crescer.

 

Investimentos são a sua oportunidade de crescer o patrimônio da sua empresa. No entanto, isso exige planejamento e dinheiro, e, muitas vezes, fazer investimentos pode ser a solução perfeita para seu patrimônio crescer e criar valor para o seu negócio.

 

Por mais que o senso comum faça parecer o contrário, desenvolver uma cultura de investimentos em uma empresa pode trazer estabilidade financeira. Com ele, é possível otimizar ganhos e até evitar depreciação de bens para que tenha um fundo de emergência ou um capital de giro mais ativo.

 

Deixar seu capital na conta corrente dá uma falsa sensação de segurança, quando, na verdade, esse dinheiro poderia estar trabalhando para você.

O que se deve considerar ao investir?

Antes de mais nada, é importante ter um objetivo e entender o que quer exatamente com esses investimentos. Se quiser evitar a perda do valor dos bens da sua empresa, por exemplo, é possível criar como meta que a rentabilidade da carteira seja o equivalente à depreciação, assim como prestar atenção nos valores de custos e capital imobilizado também faz a diferença no sucesso do empreitada.

 

Investimentos para empresáriosRecomenda-se também que verifique o objeto social e a legislação aos quais sua empresa se submete, pois existem diferentes enquadramentos que podem afetar seus investimentos. Muitas vezes é recomendado contratar uma gestora de recursos exatamente por detalhes como este, para você entrar no mundo das finanças com segurança. 

 

Seu perfil de investidor também é um fator crucial a ser levado em consideração, por isso o ideal é que entenda que tipos de riscos está disposto a tomar. Caso seja mais conservador, por exemplo, existem diversas possibilidades de investimento de renda fixa que vão além da poupança que dão a rentabilidade e segurança que gostaria. 

 

No entanto, como qualquer gestora de investimentos sugeriria, um fator importante na hora de investir é a diversificação. Por mais que você seja menos tolerante a riscos, criar um portfólio de aplicações exige diferentes abordagens de riscos e prazos para que seu patrimônio não dependa apenas de uma aposta.

Que tipos de investimentos existem?

Para diversificar e criar sua carteira, é importante entender que existem alguns tipos de investimentos a ficar de olho. 

CDB (Certificado de Depósito Bancário)

Essa opção é muito utilizada por empresas por ter uma variedade de rentabilidades, prazos e liquidez, em que você pode escolher o que melhor se adequa ao seu negócio. 

 

Além de ter rendimentos pré estabelecidos e imposto de renda regressivo, é considerado seguro, pois é protegido pelo FGC (Fundo Garantidor de Créditos), uma espécie de fundo que certifica a recuperação do seu dinheiro, caso algo aconteça.

Fundos de investimentos

Este tipo de investimento reúne cotistas e trabalha para que o grupo ganhe em escala e em conjunto. Dentre eles, você pode investir em fundos de multimercado, renda fixa e fundos de ações.

 

Em geral, eles têm cobrança de IOF e imposto de renda, mas podem ser uma excelente opção por suas inúmeras possibilidades de rentabilidade. Ao contratar uma gestora de fundos como a CB Partners, por exemplo, a empresa ajuda você a extrair o máximo do potencial do seu patrimônio devido à experiência de mercado e à equipe de especialistas que vão trabalhar diariamente para que seu patrimônio cresça.

Ações

Caso queira uma opção de risco moderado para alto, investir em ações pode ser uma solução. Para isso, no entanto, recomenda-se que planeje exatamente o objetivo da aplicação.

 

Além disso, existem diversos outros tipos de investimentos como LCA/LCI e ETFs, que você pode entender melhor no nosso artigo sobre renda fixa.

 

Independente do que escolher, os investimentos são uma escolha importante para uma empresa e podem fazer toda a diferença na longevidade dela. É fazendo seu patrimônio crescer e se assegurando de protegê-los com aplicações assertivas que você poderá atingir o sucesso. 

 

Se quiser mais dicas de como fazer isso, leia mais artigos do blog e acompanhe nossas dicas no Facebook e Linkedin.

Atenção!

 

O nome da CB Partners está sendo usado de forma inapropriada na aplicação de golpes
através de ofertas enganosas de empréstimos pessoais.
Estamos recebendo relatos de fraudes praticadas principalmente através de contas falsas
do WhatsApp.

 

Reiteramos que não realizamos empréstimos para pessoas físicas e nem cobramos
taxas prévias a qualquer negociação.

 

Em casos suspeitos favor entrar em contato com a CB Partners através do e-mail:
juridico@creditbr.com.br ou pelo telefone (11) 5054-5400.

 

Esteja alerta e conte com a nossa equipe!