Investimentos rendendo com inflação alta? É possível sua empresa ter rentabilidade na crise.
06/01/2022

Investimentos podem render a ponto de compensar a perda de compra da inflação.

 

Escolher onde colocar seu dinheiro para investir nem sempre é fácil, especialmente em momentos de crise, quando todas as possibilidades parecem ruins. No entanto, escolhendo investimentos que rendem acima da taxa de inflação é possível recuperar seu poder de compra e, no mínimo, manter o patrimônio da sua empresa estável durante períodos difíceis. 

 

Para isso, é preciso ter uma estratégia de investimentos e diversificação, seja sozinho(a) ou em conjunto com uma gestora de recursos, para transformar sonhos em ganhos reais. Antes de mais nada, então, você precisa entender como a inflação afeta aplicações.

Como os investimentos sofrem com a inflação?

Investimentos rendendo com inflação alta? É possível sua empresa ter rentabilidade na crise.A inflação, alta contínua dos preços relacionados a produtos e serviços, dita o poder de compra das pessoas e é vista como um índice do bem-estar econômico do país.

 

Se com R$100,00, você conseguia comprar determinados itens no supermercado um ano atrás; com a inflação mais alta, é provável que não manterá a mesma lista de compras com o mesmo valor. Os salários “rendem” menos e o poder aquisitivo diminui dessa forma. 

 

Além disso, a taxa afeta investimentos e o mercado como um todo, já que, em um cenário de inflação alta, é comum que a confiança dos investidores – externos e internos – seja menor, resultando na redução de aplicações e menos dinheiro circulando no mercado.

O que fazer com os investimentos com a inflação em alta?

Ao escolher uma aplicação, é importante preservar seu poder de compra, o que significa que, antes de pensar em lucros, é preciso focar em investimentos que compensem a taxa de juros da inflação. 

 

Feito isso, uma grande dica é deixar seu dinheiro investido por uma quantidade de tempo maior se puder, visando retorno a longo prazo e, assim, ser menos afetado por possíveis oscilações decorrentes de uma crise. 

 

O ideal é que tenha uma carteira diversificada, pois, apesar da indicação, é sempre importante que tenha uma parte do seu patrimônio em fácil acesso, caso sua empresa necessite de aporte rápido. 

Que tipos de investimentos podem me ajudar?

A principal estratégia será sempre a diversificação para que sua empresa tenha opções variadas durante períodos de crise e possam auxiliar de formas únicas. Enquanto um dos investimentos funcionará como sua reserva de emergência, outro pode dar uma rentabilidade alta. Por isso, separamos algumas opções para que tenha em mente quando montar sua carteira: 

 

Investimento renda fixa

Quando se fala em renda fixa, a maioria pode pensar na poupança, mas essa é uma alternativa que rende abaixo da inflação desde 2012 e, ao contrário do que queremos, faz você perder seu poder de compra. 

 

Felizmente, investimento renda fixa é muito mais que isso. Aplicações no Tesouro Selic ou Tesouro IPCA, por exemplo, são uma ótima forma de ter a estabilidade dada por títulos do governo e garantir que sua rentabilidade esteja sempre acima da taxa de juros sempre. 

 

O LCA (Letras de Crédito Agronegócio), por exemplo, costuma oferecer riscos mais elevados que um investimento renda fixa padrão, mas em compensação tem rendimentos mais altos com a vantagem do investidor não precisar pagar Imposto de Renda sob o valor que obter desse ativo.

 

Investir em fundos

Fundos de investimento são aplicações feitas em conjunto com diversos cotistas, assim você consegue ter acesso a opções que antes não eram possíveis individualmente. Dependendo do seu perfil como investidor, você pode escolher entre os diferentes tipos de fundos

 

Uma escolha que tende a ser bastante rentável é investir em fundos imobiliários, que são isentos do Imposto de Renda e negociados pela Bolsa de Valores. 

 

Ao contratar uma gestora de fundos de investimento, sua empresa terá acesso a um leque de oportunidades como essa. A CB Partners, por exemplo, faz parte de um grupo de mais de 25 anos de mercado e tem uma equipe de especialistas que trabalha e monitora o mercado constantemente para transformar esse know-how em rentabilidade de acordo com as necessidades de cada cliente.

 

Seja ao investir em fundos ou na bolsa de valores, é importante manter em mente a diversificação da carteira de investimentos para sua empresa ter oportunidades e opções em diferentes frentes, que vão tornar possível seu dinheiro render acima da inflação e conseguir crescer mesmo no meio de uma crise.

 

Caso queira saber mais sobre o mundo das finanças, acompanhe nossas dicas por aqui ou no Facebook e Linkedin.

 

Atenção!

 

O nome da CB Partners está sendo usado de forma inapropriada na aplicação de golpes
através de ofertas enganosas de empréstimos pessoais.
Estamos recebendo relatos de fraudes praticadas principalmente através de contas falsas
do WhatsApp.

 

Reiteramos que não realizamos empréstimos para pessoas físicas e nem cobramos
taxas prévias a qualquer negociação.

 

Em casos suspeitos favor entrar em contato com a CB Partners através do e-mail:
juridico@creditbr.com.br ou pelo telefone (11) 5054-5400.

 

Esteja alerta e conte com a nossa equipe!